Foi com agradável supresa que no passado sábado dia 6 de Junho tive o previlégio de visitar o Colégio Islâmico sito na Freguesia da Quinta do Anjo em Palmela, convidado pelo Professor Paulo Mendes Pinto director do curso de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Foi um grupo composto pelo próprio Professor Paulo Pinto, bem como pela Professora Faranz Keshavjee, a já licenciada Isabel Jorge, Maria Julieta Mendes Dias (actual aluna de Mestrado), Professor José Carlos Calazans e pelo Rui A. Costa Oliveira (actual aluno de Mestrado) e eu, Alexandre Ferreira, aluno do 1º. Ano de Ciência das Religiões.
Esta visita foi feita no âmbito do dia aberto do colégio à comunidade. Chegamos por volta das 13 horas e dirigimo-nos ao salão onde se encontrava o Director do colégio, a Exª. Presidende da Camara Municipal de Palmela, o senhor presidende da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, assim como vários convidados. O director do referido colégio deu as boas vindas aos visitantes como à Sra. Presidente da Camara e ao Sr. Presidente da Junta de freguesia. Falou do trabalho efectuado pelo Colégio e do ensino ali praticado, que o colégio está aberto para todos os alunos tanto islâmicos como de outra qualquer confissão religiosa. Também disse que os alunos que não queiram ter ensinamentos islâmicos não são obrigados nem desconsiderados por esse motivo, os seus docentes não são obrigatoriamente islâmicos, pois a maioria não o é. Depois falou a Sra. Presidente da Camara, realçando o trabalho efectuado pelo colégio e como é muito bem aceite pela comunidade local, sendo uma mais valia para o Concelho, com o apoio incondicional da Câmara de Palmela. Depois visitamos as instalações, por fim foi-nos servido um agradável lanche. Por volta das 17 horas terminou a visita.
Tive a oportunidade de falar com várias alunas islâmicas do colégio sobre como eram vistas(os) as alunas não islâmicas, ao que me foi respondido que não havia qualquer conflito entre religiões, todos se respeitam uns aos outros pelas suas opções religiosas.
Na minha opinião achei de facto este colégio, com cerca de 212 alunos, um ambiente são, de respeito mútuo, com muito boas instalações a todos os níveis, com um grupo de docentes empenhados no bom ensino escolar e uma boa direcção, por tudo isto tiro o meu chapéu a este trabalho da comunidade islâmica que realizou este emprendimento, sendo uma mais valia e um exemplo a seguir por outras comunidades, quer religiosas ou não.
Alexandre Ferreira